Depois de alguns meses dias, estamos de volta…

Vamos falar um pouco de SOA – Service-oriented architecture (Arquitetura Orientada a Serviços)… que não é novidade pra ninguém do mundo corporativo.

Segue um exemplo recente:

Na empresa que trabalho temos varios sistemas em linguagens defeirentes (vb, centura, progress, webspeed, java,cold fusion e php. Acho q é só).

Meu chefe recentemente precisava de uma feature para atualizar dois bancos diferentes. Como do progress não era viavel atualizar o Sybase, ele decidiu desenvolver  um “sisteminha” em Java para atualizar a base Progress e do Sybase.

Ele me chamou e disse que era para eu terminar o sistema em Java… sentei na minha mesa e fiquei pensando:

O usuário coitado, vai ter mais um “sisteminha” para fazer login e trabalhar.
E o meu chefe perdeu uma semana de desenvolvimento.

Voltei na mesa do chefe e disse… e se criassemos um serviço no Sonic para atualizar a base Sybase, poderiamos fazer do progress mesmo.

Resultado:

Criei mais um serviço no Sonic que é o ESB e não foi preciso passar mais um sistema para o coitado usuário utilizar.

SOA não é tecnologia, é uma arquitetura.